Cobre seus clientes de forma automatizada

10 ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas

Conheça algumas ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas para que você possa investir sem medo, mas com planejamento.

Negócios que dão lucro

Os negócios que dão lucro em cidades pequenas são aqueles compostos pelo seguinte combo: investimento inicial baixo e alta demanda. Para o empreendedor, os desafios de abrir um negócio em uma cidade de interior ou em uma metrópole são quase sempre os mesmos.

Afinal, é preciso considerar o local, o público-alvo e a demanda que o produto ou o serviço terá naquela região. Além disso, é fundamental traçar um plano de negócio, criar estratégias de venda e de marketing e, principalmente, conhecer a concorrência.

Isto porque, em cidades pequenas, a variedade do mesmo segmento pode não trazer a lucratividade que você deseja.

Outro fator importante para comerciantes locais é a facilidade dos pagamentos, ou seja, quando não há uma variedade de maneiras para o cliente realizar o pagamento, o processo de venda e aquisição pode ficar comprometido.

Ainda pensando no consumidor, se ele não tiver outra opção de escolha na cidade em que reside, a preferência será pelo comércio que estiver mais perto, pois a economia será maior.

Independentemente de qual comércio você vá abrir em uma cidade pequena, lembre-se de oferecer opções diversas de pagamento, como boletos bancários, carnê de pagamentos, pagamentos recorrentes, transferências por PIX e cartões de crédito e débito.

Saiba que, para oferecer e controlar corretamente as finanças do seu negócio, é primordial contar com um sistema completo de gestão de cobrança, através do qual será possível controlar os pagamentos de maneira prática e acessível.

10 ideias de negócios para cidades pequenas

Não importa o tamanho da cidade, as necessidades e carências existem. Inclusive, há empreendedores que sabem como aproveitar essa ausência e acabam iniciando negócios de sucesso.

Por isso, para que você saiba exatamente o que montar em uma cidade pequena, busque conhecer as necessidades do local, os desejos dos moradores e o que faz falta naquele município.

E-book conquistando a inadimplência zero

E-book enviado com sucesso!

Acesse seu e-mail para ler o e-book e fazer seus clientes pagarem em dia.

Confira agora algumas ideias de negócio para investir em cidades pequenas!

1.  Lojas de roupas

Para iniciar esse tipo de negócio, é preciso ter capital para comprar as primeiras peças e conseguir montar um pequeno estoque com tamanhos diversificados de cada unidade.

Além disso, é necessário um espaço para montar uma pequena loja, com provadores, cabideiros e vitrines. Nesse negócio, apostar no marketing digital pode ser uma ótima opção para conquistar clientes.

Para o estoque, é aconselhável comprar roupas em grandes centros urbanos e revender as peças na sua cidade, apostando em um preço acessível e com facilidade de pagamento.

2.  Atividades de estética e beleza

Esse ramo está sempre em crescimento e é um bom negócio para qualquer cidade ou bairro.

Nessa área, é possível abrir um salão de beleza que fornece serviços como manicure, pedicure, cortes de cabelo, tinturas entre outras variedades.

Para isso, basta investir em equipamentos de acordo com a área escolhida e, claro, ser um profissional do ramo ou contratar pessoas capacitadas para o serviço.

3.  Restaurantes

Essa linha de negócio funciona muito bem para cidades pequenas, mas para as grandes também, visto que nos últimos anos essa área tem crescido consideravelmente.

Ao investir em uma cidade menor, busque conhecer a vizinhança e entenda o que eles desejam consumir, se buscam por um buffet, por um restaurante por quilo, cafeterias ou pizzarias, por exemplo.

Depois de efetuar pesquisas e descobrir qual nicho seguir, invista em um ambiente confortável, produtos de qualidade e um bom atendimento para fidelizar seus clientes.

4.  Serviços técnicos de computação

Se você conhece um especialista no assunto ou tem noções básicas de tecnologia, essa pode ser uma ideia de negócio. Afinal, os serviços oferecidos nessa área podem ser os mais variados.

Dentre os serviços que podem ser oferecidos por uma assistência técnica de computação estão:

  • limpeza de computadores;
  • formatação de sistemas;
  • venda de acessórios periféricos; e
  • revenda de peças para melhorar ou consertar as máquinas.

5.  Franquias

As franquias podem ser uma ótima opção, afinal, elas já vêm com planejamento pronto que inclui uma identidade visual e padrões a serem seguidos e é preciso apenas de capital para investir no estoque e no ambiente.

O interessante desse ramo é que o setor de franquias é extremamente abrangente, isto é, você pode ser um franqueado de restaurantes, lojas de departamento, postos de gasolina, seguros veiculares, entre outros.

Você também pode encontrar no mercado as microfranquias que, assim como as maiores, são testadas e possuem as operações solidificadas antes de serem oferecidas aos franqueados.

Veja também:
10 etapas para iniciar um negócio com sucesso
Como calcular margem de lucro sobre a venda
O que é o Lucro Operacional? Aprenda como calculá-lo

6.  Artesanato

Com certeza, o artesanato está na lista de pequenos negócios que dão lucro, principalmente se você utilizar material reciclado como matéria-prima.

Outra fonte de lucro proveniente do artesanato são as peças personalizadas feitas em bordado, costura ou até mesmo com tintas próprias para tecidos ou para madeiras.

7.  Food truck

Assim como outras áreas alimentícias, o food truck é uma ótima opção de pequeno negócio e pode ser até uma opção de renda extra, afinal, a maioria desses estabelecimentos só funcionam à noite.

Você deve escolher qual produto será oferecido, isto é, o cardápio deve ser limitado. Desse modo, fica mais fácil controlar o estoque e manter os preços mais justos.

A peça-chave aqui é ter uma boa divulgação e um ótimo ponto para estacionar seu trailer.

8.  Farmácias

As farmácias são certamente opções de negócios que dão certo em cidades pequenas. Afinal, este é um estabelecimento essencial para os moradores da região, pois oferecem medicamentos, serviços de saúde e itens de higiene pessoal, tudo em um único lugar.

Comércios deste segmento podem ser amplos, oferecendo itens além dos citados acima, como suplementos e acessórios de beleza, o que faz deste negócio um ótimo investimento com altas taxas de sobrevivência.

Isso porque, ao oferecer uma ampla lista de serviços, a farmácia possibilita que o morador local consiga adquirir o que deseja sem precisar se deslocar para outras cidades.

9.  Venda de produtos orgânicos

A venda de produtos orgânicos pode ser uma opção para pequenos negócios voltados para cidades do interior. Algumas dessas cidades possuem plantação própria, o que facilita a compra e a negociação com os fornecedores.

Porém, mesmo em cidades com vasta atividade de plantação orgânica, a maioria desses produtos orgânicos é exportado para grandes metrópoles, o que faz com que os moradores locais precisem procurar por outras maneiras de adquirir esses insumos.

Você também pode ampliar o leque de consumidores para moradores de grandes cidades que buscam por lojas orgânicas de municípios menores, por se sentirem mais seguros em relação à qualidade dos produtos.

10.  Lava rápido

Ótima opção para quem está sem capital para investimentos, já que os itens iniciais são básicos e estão ao alcance de muita gente.

Porém, é preciso considerar que esse trabalho tem uma maior procura durante os dias que antecedem o final de semana.

Ou seja, o começo da semana, como as segundas e terças-feiras, possuem pouca demanda, por isso, é preciso saber conciliar os dias de movimento e estabelecer uma precificação justa para que o negócio mantenha o crescimento.

Deixe seu comentário