Cobre seus clientes de forma automatizada

Cobrança online: modelos mais usados e vantagens

A cobrança online veio para dar mais agilidade ao processo de compra e venda e opções aos clientes na hora de pagar. Neste artigo, você acompanha alguns dos modelos mais utilizados e vantagens do formato.

Mulher digitando em um notebook com a mão esquerda e com a direita segurando um cartão. Sobre sua mesa ao lado de seu notebook um bloco de anotações com uma caneta sobre ele e ao lado um tablet

Na hora de cobrar pelo seu produto ou serviço, conte com plataformas de cobrança online que permitam que você saia na frente e garanta a redução da inadimplência, a diminuição dos custos e a agilidade na comunicação com o cliente.

Os métodos mais tradicionais, como ligações por telefone, já não são mais tão eficazes, seja porque as pessoas podem trocar de número com facilidade ou pela preferência delas em responder via redes sociais, por exemplo.

Quando a cobrança vem via call center, a rejeição é ainda maior. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostrou que o teleatendimento foi o setor que mais fechou vagas em 2022 no Brasil, com 35 mil postos encerrados. O motivo? A preferência do consumidor por outros canais de atendimento.

Fazer esse contato por meio digital é a chave para tornar o processo automatizado e gerar resultados positivos para o seu negócio. Não sabe como funciona e nem por onde começar? Então, este artigo é para você!

Como implementar a cobrança online em 4 passos

Para garantir os recebimentos em dia, o seu negócio deve seguir algumas etapas, a exemplo de escolher um software de cobrança que atenda às necessidades de ambas as partes e que seja cômodo e pouco burocrático para o cliente realizar o pagamento.

Veja, na sequência, como iniciar o processo de digitalização de cobranças.

  1. Faça um planejamento detalhado: analise as plataformas disponíveis no mercado para cobrança online e veja quais ferramentas se encaixam no perfil do seu público e na atuação da sua empresa.
  2. Escolha uma plataforma de recebimentos: opte por um software que se enquadre na realidade do seu negócio, levando em consideração a credibilidade de quem o desenvolve e as opções de usabilidade que o sistema disponibiliza.
  3. Busque serviços anti-fraude: procure informações de empresas que prestam suporte de segurança em meios eletrônicos e digitais, certifique-se também de seguir à risca todos os processos para evitar invasões e roubo de dados. Não esqueça que sua API de pagamento também precisa ser certificada e protegida.
  4. Diversifique as formas de pagamentos para os clientes: pense na diversidade de compradores e nas suas preferências, investindo em um sistema que ofereça um leque variado de formas de pagamento.

Quer saber detalhes sobre os formatos mais utilizados atualmente para pagar e receber? Segue o fio!

Como fazer cobrança online da melhor forma?

As melhores formas de fazer cobranças online são através dos links de pagamento, Pix, assinatura recorrente e cartões. Elas são soluções de pagamento online utilizadas por quem já tem um empreendimento de e-commerce e que devem ser conhecidas até por quem está pensando em começar a vender na web pela primeira vez.

Para entender melhor como cada uma funciona, seus benefícios e vantagens, acompanhe o raciocínio.

O link de pagamento tem sido uma das formas mais utilizadas pelos vendedores porque permite o envio de um endereço virtual no qual o consumidor é direcionado para as opções de pagamento que desejar.

Com um boa intermediadora de cobrança por link de pagamento, o comprador pode escolher entre cartão de crédito, débito, boleto, além de ter opções de parcelamento e muito mais! Justamente por conta disso, as chances de realizar a compra aumentam significativamente.

As vantagens não param por aí! Com ele, você:

  • pode vender sem a necessidade de uma loja física, uma vez que é possível enviar o link de cobrança por meio de WhatsApp, outras redes sociais, e-mail ou SMS;
  • ganha agilidade e melhora a experiência de consumo, já que o freguês não será direcionado para outra página para efetuar o pagamento;
  • não precisa lidar com dados sensíveis dos clientes, como os do cartão, já que a própria intermediadora administra isso por você; e
  • pode vender por telefone ou delivery e ganhar com a comodidade e rapidez no recebimento.

Leia outro artigo do blog da Cobre Fácil depois deste, descubra como criar link de pagamento de forma prática e comece a cobrar seus clientes com ele! Quem sabe o formato não vira o favorito do público-alvo na hora de acertar as contas?

Pix

O Pix revolucionou o processo de compra e venda. Só em 2022, mais de 40 milhões de brasileiros compraram online e escolheram a forma de pagamento de acordo com os dados do Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br).

Basta aprender a gerar um QR Code ou enviar sua chave para o cliente e pronto, você vai receber o pagamento online na hora! Tudo sem burocracia e sem custo adicional para ninguém. Ainda é possível destacar:

  • a diminuição do risco de inadimplência, pois o dinheiro cai instantaneamente – é só checar no app do seu banco; e
  • o fato de que o Pix não tem “horário comercial”: ele está disponível 24h por dia e o comprador pode pagar por um produto ou serviço quando bem entender e o valor estará lá, no mesmo instante, na sua conta bancária.

Porém, nem tudo são flores. A agilidade no pagamento pode induzir a erros! Portanto, sempre revise a sua chave e passe o nome da razão social do seu negócio para que o consumidor também faça uma dupla verificação dos dados antes de colocar a senha e enviar o dinheiro.

Assim, ele evita de fazer o pagamento instantâneo para uma conta aleatória e você se protege de uma dor de cabeça envolvendo um recurso extraviado e um cliente insatisfeito com a experiência de compra.

Cartões de crédito via checkout

Dados do mesmo estudo da CGI.br apresentado anteriormente apontam que 73% dos brasileiros preferem pagar suas compras pelo cartão de crédito e que a opção de parcelamento pesa bastante.

O checkout é um recurso obrigatório para varejistas que querem receber pagamento por cartão de crédito online. Isso porque, em um e-commerce, é através dele que o consumidor tem acesso a essa forma de pagamento na etapa final de compra.

Mas o essencial pode ser melhorado! Com um checkout transparente protegido contra possíveis fraudes, o comprador se sente mais seguro em pagar com o cartão de crédito, sabendo que terá a garantia de estar fazendo uma compra segura.

Já o vendedor recebe o pagamento do produto de forma integral, independentemente da bandeira do cartão e da quantidade de parcelas escolhidas pelo comprador, mas vale um ponto de atenção: o repasse não ocorre de forma imediata, e sim de acordo com as datas estabelecidas em acordo com a operadora da “maquininha”.

Cobrança recorrente

Se você busca formas de diminuir a inadimplência, a recorrência é ideal! O método é utilizado por streamings, aplicativos de músicas e até mesmo clubes de assinaturas.

A cobrança recorrente consiste no envio, todo mês, quinzena ou em outro período específico de tempo, de uma cobrança para o cliente, que pode ser acertada via boleto, código Pix ou até mesmo débito automático ou cartão de crédito.

Esse formato previne esquecimentos por parte do consumidor na hora de pagar e, para os negócios, é garantia de dinheiro entrando na conta. Sempre que possível, incentive a parcela recorrente aos seus compradores e mostre todas vantagens que esse modelo pode trazer para eles!

E agora que você viu alguns dos melhores métodos de cobrança online, que tal conhecer mais sobre como funciona a cobrança em uma plataforma e-commerce? Afinal, o futuro está na internet.

Como cobrar e fazer cobranças no e-commerce em 7 passos simples

Ao comprar de um e-commerce, o consumidor busca, acima de tudo, confiança e praticidade, por isso, utilize uma plataforma segura e objetiva quanto aos detalhes do pedido e variadas formas de pagamento.

  1. Escolha um sistema de pagamento online: integre um gateway de pagamento ou aprenda a automatizar sua operação financeira.
  2. Ofereça diversas opções de pagamento: inclua boletos, transferências bancárias e carteiras digitais. Vale até mesmo pesquisar as preferências do seu público-alvo para implementá-las por aí.
  3. Estabeleça políticas de pagamento claras: informe os clientes quanto às formas de pagamento aceitas, custos de fretes, prazos de pagamento, taxas de juros, seja transparente durante todo o processo.
  4. Automatize processos de cobrança: aproveite o sistema escolhido programando-o para enviar lembretes automáticos para os compradores sobre pagamentos pendentes ou a vencer.
  5. Forneça Notas Fiscais e confirmações imediatas: faça isso após cada transação bem-sucedida. Essa prática vai ajudar a criar confiança e fornecer aos consumidores a documentação à qual eles têm direito.
  6. Tenha um sistema de suporte ao cliente: ajude os compradores com quaisquer dúvidas ou problemas relacionados a pagamentos. Responda prontamente e forneça assistência, e não esqueça de fazer também uma pesquisa de satisfação após os atendimentos.
  7. Atualize-se regularmente: observe e estude as tendências do setor e as mudanças nas regulamentações de pagamento, e lembre-se de atualizar seu sistema e as políticas do negócio conforme as novas legislações.

Seja para fazer cobranças online para pequenas empresas ou grandes players do mercado, contando com as medidas recém-citadas, você diminui a inadimplência e fideliza o seu público-alvo. E olha que os benefícios não param por aí!

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9 vantagens da cobrança online

Cobrar de maneira virtual auxilia no processo de gestão de uma empresa, pois automatiza e padroniza os meios de se realizar os recebimentos, evitando erros ou perda de recursos. Veja as vantagens que cobrar online trará ao seu negócio e aos seus consumidores!

1. Facilidade e conveniência

Fechar pedidos de forma online permite que empresas e consumidores realizem transações financeiras de qualquer lugar a qualquer momento, desde que com acesso à internet, claro, trazendo muito mais liberdade para todos os envolvidos.

Já pensou em ter que sair de casa e pegar trânsito para ficar em uma fila de lotérica ou banco? Sem contar que os estabelecimentos físicos não permitem a compra a qualquer hora também, já que o horário de funcionamento costuma ser reduzido. Com certeza, esses fatores desmotivam o consumidor.

2. Redução de custos operacionais

Para as empresas, há uma redução significativa dos custos associados à gestão de pagamentos e à emissão de faturas em papel, assim como a diminuição de pessoal voltado para esse tipo de serviço.

3. Rapidez no processamento

As transações online são processadas instantaneamente, o que significa que os pagamentos são registrados em tempo real.

Isso reduz o tempo necessário para reconciliar pagamentos e possibilita aos empreendimentos ter uma visão mais precisa da situação financeira, pois tudo o que entra e sai do caixa pode ser acompanhado digitalmente.

4. Segurança garantida

Os sistemas de cobrança online utilizam medidas de segurança avançadas, como criptografia, autenticação de dois fatores e proteção contra fraudes, o que torna as transações mais seguras.

Aqui, vale o investimento e pesquisa em boas plataformas de hospedagem do seu e-commerce, além de aproveitar ferramentas de proteção disponíveis no mercado para evitar vazamento de dados.

5. Possibilidade de venda para outras regiões

Com a internet, você pode expandir horizontes e vender para compradores de outros estados ou nacionalidades, afinal, não existem fronteiras no online – pelo menos não ainda! –, o que permite alcançar um público amplo, garantir que seu produto chegue cada vez mais longe e que a sua marca consiga ganhar espaço em outras regiões.

6. Acompanhamento e histórico das operações na palma da mão

A maioria das soluções de cobrança virtual fornece ferramentas de geração de relatórios que permitem às empresas acompanhar o histórico de transações, identificar tendências de pagamento e tomar decisões mais assertivas.

Esse recurso permite que você possa se programar para os próximos meses ou criar estratégias para os períodos que são mais fracos nas vendas, bolando campanhas e promoções.

7. Flexibilidade de pagamento e redução da inadimplência

A liberdade de escolha sobre como pagar as contas torna mais fácil para os consumidores escolherem como e quando pagar os débitos, diminuindo consideravelmente o risco de inadimplência, seja nos parcelamentos ou nos pagamentos recorrentes.

8. Sustentabilidade

Já imaginou se o papel ainda fosse usado para enviar cada conta? Coitadas das caixinhas dos correios e da sua impressora, não é mesmo? Com a digitalização do processo de cobrança, o meio ambiente pode respirar um pouco mais aliviado.

O impacto ambiental associado à impressão e envio de faturas é um dos pontos pouco lembrados, mas que faz um bem enorme ao planeta.

9. Proximidade e facilidade de contato com a clientela

Operar de forma online também significa estar mais perto do seu cliente, afinal, o seu comprador está utilizando, cada vez mais, ferramentas virtuais para guardar o seu dinheiro.

O famoso porquinho deu lugar a carteiras digitais!

Sem contar que o contato também é bem mais fácil, já que o público tem optado cada vez mais por ser abordado pelos meios virtuais também.

Quer aproveitar essas vantagens, otimizar os processos de cobranças e impulsionar suas vendas? Então, não abra mão de uma boa plataforma para auxiliar você nessa missão!

O que uma ferramenta de cobrança online deve oferecer?

As melhores plataformas de cobrança e pagamento online do mercado, atualmente, permitem automatizar cobranças, personalizar réguas de cobrança que enviam lembretes personalizados antes e depois dos vencimentos aos clientes e ainda permitem que você ofereça diversas formas para que eles acertem suas contas.

A tecnologia é um dos principais diferenciais, e sistemas que oferecem uma API de pagamento, cobrança via cartão de crédito, link de pagamento, cobrança recorrente, Pix como forma de cobrança saem na frente da concorrência.

Com todas as informações disponíveis aqui, está com você o desafio de melhorar os procedimentos de cobrança e mergulhar no sucesso com a arrecadação instantânea na hora das vendas. Seja o preferido dos seus clientes e se destaque no mercado!

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