Cobre seus clientes de forma automatizada

18 dicas de como vender pelo WhatsApp e instruções práticas

Neste artigo, você confere como vender mais pelo WhatsApp e outras dicas práticas para fazer tudo acontecer através da ferramenta, além de entender também o que não fazer de jeito nenhum.

Mulher asiática trabalhando sentada, utilizando seu notebook sobre uma mesa

Afinal, como vender pelo WhatsApp? Existem segredos para fazer isso? Baixar a versão “Business” do aplicativo é o primeiro passo, e você pode também utilizar etiquetas na hora de separar os clientes, elaborar respostas automáticas e criar um catálogo de produtos, por exemplo!

A única coisa que está proibida é ignorar a importância desse meio de comunicação, afinal, segundo uma pesquisa realizada em 2023 pelas empresas We Are Social e Meltwater, 93,4% dos usuários de internet do Brasil estão conectados nele.

Aderir à ferramenta significa ganhar novas e melhores oportunidades de negociação e, se você quiser abraçar a ideia já pensando em se destacar da concorrência, nada melhor do que ler este artigo até o final.

Aqui, você encontra as 18 dicas mais valiosas de como aumentar as vendas pelo WhatsApp. Pode ser que a internet lhe traga outras sugestões de leitura, mas o que está apresentado abaixo é único e exclusivo. Faça bom proveito!

1.  Tenha um número empresarial

Para começo de conversa, nada de usar o seu contato pessoal no WhatsApp da empresa! Vá até uma loja da operadora da sua preferência e compre um chip pré-pago ou assine a mensalidade de um pacote pós-pago para ter um número exclusivamente comercial.

2.  Instale o WhatsApp Business

Agora sim, instale o WhatsApp Business e saiba que ele apresenta várias utilidades exclusivas para pessoas jurídicas.

Como vender pelo Whatsapp Business?

Crie mensagens automáticas, classifique as demandas dos clientes usando etiquetas para respondê-las em ordem de prioridade, faça um catálogo de produtos contendo descrições e preços do que você vende.

E atenção na hora de configurar o seu perfil comercial! Nele, você pode reunir informações relevantes, como o endereço da sua empresa, um mapa para chegar até ela, o horário de funcionamento e mais detalhes sobre a área de atuação.

Aproveite também que o recurso permite uma análise de relatórios que mostram a performance da conta: usufrua dos dados importantes tanto para descobrir o que realmente funciona no relacionamento através do app quanto para fazer mudanças se necessário.

3.  Invista nas melhores técnicas de vendas por escrito

Por técnicas de vendas, entenda tudo aquilo que diz respeito ao relacionamento direto com o cliente: assertividade, adaptação da linguagem e do tom de voz e treinamento das equipes de vendas.

Como falar com um cliente pelo WhatsApp?

Sem segredos! Faça uma lista de palavras e expressões que vão deixar o relacionamento mais humanizado e que estejam no cotidiano das pessoas pertencentes ao seu público-alvo.

Além disso, entenda quem essas pessoas têm como referência e use como inspiração na hora de construir a sua comunicação. Uma mensagem para adolescentes, por exemplo, não vai ser a mesma enviada para um grupo de professores, concorda?

Outro ponto: preocupe-se com a assertividade e evite textos muito longos e difíceis de ler, tomando cuidado também com frases que podem ser interpretadas de duas ou mais formas diferentes.

Para evitar dores de cabeça com conversas fugindo do script de mensagens – do roteiro que você vai ter construído previamente –, treine sua equipe de vendedores e os atualize frequentemente, sempre alinhando expectativas.

Priorize:

  • comunicação não violenta;
  • solução de conflitos;
  • atenção à empatia; e
  • conhecimento sobre o produto ou serviço.

Depois, basta adaptar a sua oferta para uma abordagem via aplicativo de mensagem.

4.  Entenda exatamente como oferecer um produto pelo WhatsApp

Ao contrário do que muita gente pensa, a oferta nem sempre deve acontecer do mesmo jeito que aconteceria pessoalmente. Entre outros motivos, porque quem compra através de um aplicativo de mensagens busca praticidade!

Você ou os seus vendedores precisam estar preparados para esclarecer toda e qualquer dúvida que surgir, mandar fotos ou até vídeos de produtos, gravar áudios explicando detalhes dos serviços e assim por diante.

Coloque-se no lugar do consumidor: qual a necessidade que você tem e o que o/a impede de alcançá-la? Sua empresa vai ser, justamente, responsável por eliminar qualquer obstáculo para que todos saiam mais felizes da história – ou melhor, da negociação.

Crie também um catálogo interessante, fácil de visualizar e com descrições gostosas de ler! Já aconteceu de você passar por uma vitrine na rua ou no shopping, se apaixonar por alguma coisa e comprá-la de imediato? No universo online, isso não é diferente.

Em paralelo, invista no marketing de conteúdo e faça publicações falando dos itens disponíveis no catálogo, afinal, uma coisa leva à outra.

5.  Capriche no seu marketing de conteúdo

Caso você tenha finalizado a leitura da dica anterior e esteja se perguntando como captar clientes pelo whatsapp, saiba que não tem nada melhor do que ficar de olho em como a sua marca está sendo apresentada ao mundo.

Um conteúdo feito nas redes sociais ou um artigo publicado no blog da empresa podem ser compartilhados através do aplicativo com toda uma lista de transmissão e dar o que falar nas vendas.

Não transforme o perfil da sua empresa em uma máquina de divulgar banners e anúncios! Ao contrário, busque alternativas para mostrar que ela é melhor do que a concorrência sem ser inconveniente.
 

Quer um exemplo prático?

Uma loja de celulares pode escrever e publicar sobre como poupar bateria ou até como fazer a limpeza dos aparelhos. As dicas, entregues pelo WhatsApp também, se tornam uma forma de mostrar preocupação aos clientes e dão mais confiança para muita gente fechar negócio.

Aliás…

6.  Estabeleça critérios para criar grupos e listas de transmissão

Só gerar uma lista de transmissão incluindo todo mundo talvez não sirva para você, já que os seus clientes certamente estão em diferentes fases da jornada de compras, então, defina alguns critérios para dividir os consumidores e conseguir compartilhar com cada nicho só aquilo que realmente interessa e aproxima.

Você pode começar usando etiquetas para separar quem é quem – pessoas com os mesmos interesses são sinalizadas com a mesma cor de etiqueta e fica mais fácil decidir, depois, em qual lista de transmissão inseri-las ou em qual grupo adicioná-las.

Para criar uma etiqueta, acesse o menu do aplicativo, procure por “Configurações”, clique em “Ferramentas comerciais”, “Etiqueta” e “Adicionar nova etiqueta”. Não esqueça de salvar!
 

Caso precise de mais detalhes, na central de ajuda do próprio WhatsApp, existe uma orientação ainda mais completa de como fazer a atribuição.

E como criar lista de transmissão no WhatsApp Business?

Esta é para quem quer enviar uma mesma mensagem a vários contatos ao mesmo tempo, já sabendo que, caso eles respondam, as respostas chegarão individualmente e não para todos lerem. Aqui está o passo a passo. ⬇

  • Abra o aplicativo e procure pelos três pontinhos na vertical que representam o menu de “Mais opções”.
  • Clique em “Nova transmissão” e selecione todos os contatos que você quer adicionar à lista.
  • Clique no sinal de certo para salvar.

Se quiser criar uma lista a partir de etiquetas já atribuídas aos contatos, o caminho é outro: vá em “Mais opções” e em “Etiquetas”, selecione a etiqueta desejada, clique em “Mais opções” novamente e, finalmente, em “Enviar mensagem”.

Só cuidado para não confundir tudo isso com um grupo do WhatsApp!

Como criar um grupo no WhatsApp para vendas?

Vá até o ícone dos três pontinhos que aparece logo acima das conversas e clique em “Novo grupo”, selecione quem você quer que faça parte dele e atribua um nome e uma imagem por fim. Salve em seguida, clicando no símbolo de certo.

Logo de cara, envie uma mensagem apresentando a sua empresa e sinalizando os motivos pelos quais você criou o grupo com aquelas pessoas em específico.

Deixe à vontade quem não quiser permanecer nele e configure o envio de mensagens dentro da conversa para que ele possa ser feito somente por administradores ou por qualquer pessoa.

Uma outra alternativa além dos grupos e das listas é apostar em um canal, principalmente se você quiser usar o aplicativo para divulgar informações e atualizações como as mencionadas no tópico anterior, sobre marketing de conteúdo. A opção “Novo canal” aparece na aba de “Atualizações” da ferramenta.

Em qualquer um dos casos – de novo e pra você não dizer que o assunto não foi trazido com ênfase – cuide da apresentação.

7.  Dedique-se constantemente à sua apresentação

É mais complicado mostrar quem você é ou o que a sua empresa faz por escrito – e pelo WhatsApp – do que fazendo isso pessoalmente. Não à toa, a dica número seis deste artigo pode ser considerada mais uma recomendação: dedique-se a construir uma apresentação que supere as expectativas das pessoas recebendo suas mensagens.

Essa apresentação vai ser uma no primeiro envio e outra nos próximos, mas nunca deixará de existir.

Como se apresentar para um cliente pelo WhatsApp?

Inicialmente, o ideal é fazer como você viu no caso das listas de transmissão: informar o que está acontecendo, por que, quem, quando, como e todas aquelas premissas básicas adotadas por jornalistas e por quem investiga crimes (risos).

Às vezes, vale até dizer como você conseguiu o número de celular da pessoa – e é bem provável que algum dos contatos pergunte sobre isso!

Depois, nas outras comunicações, lembre o consumidor do que a sua marca faz, sinalize se o envio é um alerta, uma notificação, uma promoção ou apenas um desejo de “Feliz Dia do Consumidor” e assim por diante.

Aqui entra, mais uma vez, a sua preocupação com a jornada de compras.

8.  Certifique-se de saber em qual etapa do funil de vendas cada cliente está

Você precisa, literalmente, se manter um passo à frente dos seus clientes quando o assunto é a trajetória deles do momento em que eles conhecem a sua marca até o fechamento de uma compra e só dá para fazer isso sabendo em qual etapa do funil de vendas cada um deles está.

  • Quem ainda só busca informações sobre determinado produto ou serviço precisa saber se pode confiar na marca e se ela vai ajudar a sanar suas dores.
  • Quem já está ponderando comprar tem mais chances de ser atingido por uma menção ou apresentação – sutis, é claro – do produto ou serviço pesquisado.
  • E quem tem certeza de que precisa daquilo talvez só esteja buscando carinho e atenção para fazer uma oferta feliz da vida!

Desse modo, a mesma mensagem enviada àquele que já recebe informações com frequência não pode chegar ao usuário que conheceu o seu perfil agora.

Percebe como esse raciocínio está diretamente ligado a muito do que foi dito até o momento? #Partiu repensar as listas de transmissão agora? Ficou até mais fácil cogitar automatizar alguns envios para quem faz um primeiro contato, não?

9.  Automatize algumas mensagens – só algumas, hein!

As primeiras mensagens podem ser automatizadas, principalmente àqueles usuários que não estão em nenhum grupo ou em nenhuma lista e que buscam iniciar um relacionamento com a sua marca.

Dá para colocar um robôzinho para cumprimentar o consumidor, recolher seus principais dados e já perguntar como a empresa pode ajudar. É sobre isso e está tudo bem… Mesmo!

Apenas cuidado para não “enrolar” demais até o cliente conseguir chegar num atendimento humano, porque isso pode atrapalhar no famoso “customer success”. Busque por “Como usar respostas rápidas” na central de ajuda do aplicativo e saiba mais.

10.  Implemente o WhatsApp Web no cotidiano da empresa

Até para as respostas dos atendentes humanos acontecerem em tempo hábil, seguindo o tom de voz e o roteiro predefinidos, uma excelente ideia é implementar o WhatsApp Web ao cotidiano dos negócios.

Ele nada mais é do que a versão do aplicativo para computador, mas seu uso precisa ser cauteloso ou talvez limitado a uma ou duas pessoas para que ninguém “atropele” ninguém dentro das conversas. Só testando para saber!

11.  Faça bom uso do recurso de status

Sabe aquela aba do aplicativo que vem logo após a de conversas e é representada por um balãozinho de fala e pelo texto “Atualizações”? Nela, você pode publicar os status, que ficam disponíveis para os seus contatos apenas por 24 horas.

O recurso é ideal para transmitir informações passageiras ou momentâneas, mas importantes, ou para promoções-relâmpago.

12.  Estude como fechar vendas pelo WhatsApp

Uma das formas de negociar através da própria ferramenta é configurando o WhatsApp Payment, recurso de envio de pagamento disponível dentro de cada uma das conversas através do clique rápido em um ícone ilustrado pelo “R$”.

Só que o brasileiro ainda não se apegou muito à funcionalidade, então, por que você não se aprofunda sobre fechar vendas usando o Pix, meio de pagamento adotado por aproximadamente 150 milhões de empresas e pessoas no país?

Links de pagamento também podem ser muito bem-vindos como forma de vender no cartão sem maquininha! Envie uma mensagem junto com eles fazendo um resumo detalhado de toda a conversa, apresentando valores e especificando os produtos ou serviços adquiridos.

Tudo dentro do horário comercial, por favor.

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13.  Siga à risca o Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Mais do que trocar mensagens só das 9h às 18h, é fundamental que você e sua equipe de atendimento compreendam e apliquem o CDC às vendas pelo WhatsApp tanto quanto em qualquer outro meio de contato.

Precisa enviar mensagens de cobrança através do aplicativo? Nunca, jamais, pense em contatar qualquer pessoa além do próprio cliente, mesmo sendo familiares ou amigos. Acha importante gravar áudio para deixar uma explicação mais clara? Tudo bem!

O código não proíbe isso, mas a orientação de especialistas é ser o mais breve possível e escolher a dedo cada palavra.

14.  Adeque-se também à LGPD

Ainda sobre normativas válidas em todo o território nacional, cabe enfatizar a importância de uma empresa que trabalhe com o WhatsApp se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os gestores, por sua vez, devem estudar a lei de A a Z e acompanhar, através de fontes de notícias confiáveis, quaisquer atualizações que venham a acontecer em relação a ela!

Tudo certo até aqui? Seguindo.

15.  Peça feedbacks e utilize-os

Aproveite a oportunidade da construção de um relacionamento digital para pedir feedbacks aos seus consumidores, inclusive sobre o relacionamento entre eles e sua marca.

Faça uma breve pesquisa de satisfação e, se achar interessante, inclua nela uma pergunta do tipo “Você foi bem atendido através do WhatsApp? O que acha que pode melhorar em nosso contato pelo aplicativo?”.

Use as respostas para trabalhar na evolução daquilo que ainda não estiver tão bom. Isso vai mostrar que a empresa realmente se importa com o que os clientes têm a dizer.

16.  Avalie as métricas de cada contato

Ainda no escopo do processo constante de evolução, outros pontos a serem avaliados juntamente com os feedbacks são os queridinhos (ou não) indicadores-chave de desempenho.

Eles existem e funcionam também quando o assunto é a venda pelo WhatsApp e podem gerar comparativos interessantes em relação às negociações feitas através de outros meios!

Investigue:

  • o tempo que o consumidor demorou para enviar a primeira mensagem desde que conheceu a marca;
  • o tempo médio de respostas;
  • quanto durou cada negociação;
  • quanto demorou para os consumidores que decidiram não fechar negócio anunciarem a decisão e por quais motivos ela aconteceu; e
  • qual o tempo médio de cada etapa do ciclo de compras.

Outras métricas além dessas podem ser selecionadas por você e entrar na dança, basta incluir na análise aquelas que achar relevantes para o seu negócio.

17.  Fuja dos conteúdos e das mensagens indesejadas

Outra dica, inclusive pensando na possibilidade de uma parte do seu público-alvo decidir não fechar negócio: cuidado com envios excessivos e mensagens spam!

Revise cada envio mais de uma vez para não entregar aos destinatários mensagens com erros gramaticais e ortográficos, preste bastante atenção ao enviar links e nunca peça o compartilhamento de dados do cartão de crédito ou da conta bancária.

Você continua anotando, né?

18.  Divulgue o seu WhatsApp para todo mundo

Uma vez sabendo tudo o que é necessário e imprescindível, divulgue o telefone para todo mundo e pondere oferecer algum tipo de recompensa digital àqueles que adicionarem o contato e mandarem um oi.

Adicione o número em algum lugar bastante visível no seu site e cogite implementar aquela função do balãozinho verde (logotipo do aplicativo) que, quando clicado, leva a pessoa direto à aba da conversa com a sua empresa.
 

O que enviar para um cliente pelo WhatsApp? Cupons de desconto e materiais ricos informativos valem como ideias de brindes, principalmente se forem vantajosos ao público-alvo.

E por que não desenvolver um QR Code de graça pela internet, imprimi-lo e deixá-lo visível no seu espaço físico, nas suas embalagens e em panfletos de mídia offline que você vai distribuir por aí?

Ufa!

As dicas de vendas pelo WhatsApp se multiplicam diariamente, mas a lista – e este artigo – se encerram agora porque, depois de tantas ideias, você deve estar ansioso(a) para colocar a mão na massa. Precisa repassar todas essas 18 sugestões valiosas, testadas e comprovadas? Role a tela de novo ou favorite o conteúdo no seu celular ou computador para retornar quando quiser.

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